Blog

Proteja a sua audição

A perda auditiva induzida por ruído ocorre porque o ruído excessivo prejudica alguns dos mecanismos auditivos na orelha interna. Os sons altos começam sua jornada de alguma fonte - como uma arma, uma explosão ou música de alto-falantes super poderosos - e eles viajam pelo ar, viajam pela orelha e começam a causar estragos.

Lembra Quasimodo? Os sinos do tamanho de Notre Dame fariam pessoas mais sensatas a tatear freneticamente por um par de tampões de ouvido, mas não são apenas os mega sons que causam danos. A exposição repetida a sons altos irá fazê-lo também. Quando o ruído excede um certo nível, ele começa a destruir as terminações nervosas no ouvido interno. Se isso acontecer repetidamente, as terminações nervosas ficam danificadas além do ponto de serem reparadas, privando você de sua audição para sempre.

Dicas de proteção auditiva para festivais

Você pensa em proteger sua audição de danos permanentes durante shows? A perda de audição pode ocorrer quando se escuta música alta, especialmente se você está exposto a ela por um longo período de tempo. Criamos quatro dicas de como proteger nossa audição e quando procurar ajuda:

  • Use tampões de ouvido – e lembre-se que eles só funcionam se adequadamente instalados no canal auditivo.
  • Use protetores de ouvidos para crianças, pois pode ser difícil ajustar adequadamente os tampões de ouvido.
  • Mantenha distância dos grandes auto-falantes.
  • Use um aplicativo para medir o nível de som.

Depois de um festival, você pode ter zumbido nos ouvidos ou não ouvir bem. Esta é uma reação física aos altos níveis de som. Se você ainda tiver esses sintomas um dia após o show, recomendamos que você entre em contato com um profissional de audição para discutir suas preocupações para que possam agir de acordo.

Dano de ruído em idade precoce

A perda auditiva induzida por ruído não é apenas reservada para adultos. Estudos recentes mostram um aumento alarmante nesta condição em adolescentes. Evidências sugerem que a música alta - somado à música explodida diretamente nos ouvidos através de fones de ouvido, pode ser o principal culpado aqui. Em casos extremos, danos no ruído podem causar zumbidos nos ouvidos. Chamado de zumbido, esta condição é causada por danos ao nervo auditivo e muitas vezes se torna permanente. Muitas pessoas na década de cinquenta, que cresceram com rock and roll, estão sentindo os efeitos da perda auditiva induzida por ruído ou zumbido hoje. Felizmente, os aparelhos auditivos estão se tornando mais eficazes para atender suas necessidades especiais, e os cientistas esperam que um dia encontrem alguns meios super efetivos para combater o zumbido.

O que você pode fazer para evitar problemas?

A resposta é fácil: não sobrecarregue seus ouvidos! E se você fizer isso, use protetores de orelha - seja tampões de ouvido ou silenciadores de ouvido cheio e pesados. Use-os se você estiver trabalhando em um ambiente excessivamente ruidoso. Use-os ao usar ferramentas elétricas ou outros equipamentos ruidosos. Use-os se você for caçar ou quando estiver montando uma motocicleta ou outros veículos ruidosos. Os protetores auriculares estão disponíveis em uma variedade de formas e tamanhos e podem até ser personalizados. O seu profissional de audição local pode oferecer conselhos nesta área.