Blog

O que é a perda auditiva?

Imagine jantar em um restaurante movimentado. No fundo, existem pratos raspando, cadeiras arrastando, pessoas falando e rindo, e garçons correndo. Você está esforçando-se para acompanhar o que está acontecendo em sua mesa - e o esforço de fazer isso está começando a fazer você se sentir mais e mais cansado.

Eventualmente, você começa a fingir que pode ouvir. Você acena com a cabeça, parece interessado e ri com a multidão, mesmo que você não tenha entendido as brincadeiras. Você começa a se sentir deixado de fora. Quando você sai do restaurante, tem dor de cabeça palpitante, desapontamento e não planeja repetir a experiência tão cedo.

O que causa perda auditiva?

A perda auditiva é frequentemente associada ao avanço da idade, mas isso nem sempre é o caso. Embora possa atingir pessoas de qualquer idade, a condição aparece mais frequentemente após os 65 anos de idade. Mas também pode ser causada por infecções, lesões ou defeitos de nascença.

Perda auditiva relacionada à idade

À medida que envelhecemos, podemos perder a capacidade de ouvir sons mais suaves e agudos. O som dos pássaros é bastante fácil de viver sem, mas passar quando você perde alguns dos blocos de construção do discurso é um negócio muito mais desafiador.

A perda auditiva relacionada à idade é causada pelo desgaste diário da vida do sistema auditivo, e os sintomas mais comuns são problemas para ouvir vozes suaves, bem como problemas para ouvir a fala quando o ruído de fundo está presente. Muitas vezes, os membros da família notarão perda auditiva relacionada à idade antes que a pessoa com a perda seja realmente incomodada por isso.

Perda auditiva induzida por ruído

Isso geralmente é causado por excesso de exposição ao ruído excessivo. Isso ameaça a audição de pessoal militar, policiais, trabalhadores da construção, trabalhadores de fábrica, agricultores, dentistas e professores de jardim de infância - para citar apenas alguns. Os concertos de rock e os tocadores de MP3 também podem prejudicar a audição das pessoas. A exposição regular ao ruído alto irá acelerar a perda auditiva. É por isso que é importante sempre usar protetores auriculares se você estiver exposto a barulho excessivo.

A perda auditiva pode afetar sua vida social

A perda auditiva não tratada pode fazer você se retirar da socialização porque as conversas demandam muito mais energia mental. Sem tratamento, a perda de audição pode levar a sentimentos de isolamento e depressão.

Veja se algumas dessas preocupações relacionadas à perda auditiva se aplicam a você ou se você suspeita que se encaixem a uma pessoa próxima a você:

  • Muitas vezes fico inseguro quando estou fora, já que não sei de onde são provenientes os sons
  • Muitas vezes me sinto deprimido e sozinho
  • Muitas vezes fico cansado e preciso descansar após o trabalho
  • Tenho problemas de memória
  • Tenho problemas para reconhecer o discurso, especialmente em encontros com outras pessoas
  • Minha perda de audição diminuiu minha qualidade de vida
  • Minha perda de audição não me afeta apenas, também afeta minha família