Blog

Como cuidar da saúde auditiva?

Sabemos que cuidar da saúde é fundamental e que precisamos tomar alguns cuidados para manter o nosso corpo em bom funcionamento. Mas, e da saúde auditiva, você tem cuidado? Aqui vão algumas dicas para cuidar da sua audição. 

1 – Evite a exposição prolongada a sons altos

A exposição prolongada a sons muito altos, pode danificar o seu canal auditivo, causando a perda auditiva. Evite passar muito tempo em lugares com ruídos altos, mas se for inevitável, utilize protetores auriculares.

2 – Fique longe de caixas de som

Ao ir em um evento ou show, evite ficar próximo de caixas de som e auto-falantes.

3 – Use seus aparelhos em volume mediano

 Ao usar aparelhos eletrônicos como celulares, televisores, etc., procure mantê-los no volume médio. O truque aqui, é não acostumar seus ouvidos a volumes muito altos, que podem danificá-lo, ao longo do tempo.

4 – Evite o uso prolongado de fones de ouvido

O uso prolongado de fones de ouvido, também pode prejudicar sua audição, a longo prazo. O ideal é usar fones externos (headphones, por exemplo), e com o aparelho em volume mediano. Se as pessoas, a sua volta, conseguem escutar o que você está ouvindo, é sinal de que o volume está alto demais. Fique atento!

5 – Não use hastes de algodão

A ideia de que o uso de hastes de algodão faz parte dos cuidados com a saúde auditiva está equivocada. O ideal é nunca inserir nada no canal auditivo, pois isso pode levar a ferimentos no canal e nos tímpanos. As hastes podem empurrar a cera para dentro do canal, fazendo com que haja um acúmulo. Lembre-se: a cera é importante para a saúde auditiva, pois ela impede que impurezas atinjam o canal. Assim, o ideal é higienizar apenas a parte externa do ouvido. E, caso haja um acúmulo de cera no canal, procure ajuda de um otorrino.

6 – Teste suas crianças

No Brasil, o Teste da Orelhinha é feito, logo nos primeiros dias de vida, para identificar se a criança possui algum tipo de deficiência auditiva. Mas, mesmo que ele não aponte nada, fique atento ao desenvolvimento da sua criança. Procure ajuda médica se ela der sinais de perda auditiva, tais como dificuldade para se comunicar ou para identificar sons.

7 – Fique atento ao fator genético e às doenças

Algumas doenças, como labirintite e otite, podem causar a perda auditiva. Fique atento a elas e as trate com cuidado. Além disso, a perda auditiva pode ter causas e fatores genéticos. Então, se há casos na sua família, aumente os cuidados. Visitas periódicas ao otorrino podem ser uma boa ideia.

8 – Cuidado com medicamentos

Alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e até mesmo a aspirina, podem levar à surdez. Jamais se automedique. Utilize-os apenas sob orientação médica.

9 – Cuidado com as infecções de ouvido

As infecções de ouvido também podem levar à perda auditiva. Trate-as com cuidado e sob a orientação de seu otorrino. Não insira nada no canal, nem mesmo líquidos, sem orientação médica.

10 – Se dê um tempo de silêncio

Seus ouvidos também precisam de descanso. Tire um tempo diário para ficar em algum lugar silencioso, especialmente. após a exposição a sons muito altos, como em festas. Seguindo essas dicas, sua audição será muito mais saudável! E a Áudio Mais está aqui para te ajudar a cuidar dela.